MODALIDADES

FITNESS, CORPO E MENTE

3B
3B
3B
O QUE É?
O 3B tem uma duração de 30 minutos e é um programa de marca registada, criado pelo professor Cláudio Silva, reputado instrutor brasileiro, conhecido em Portugal há mais de 20 anos. É um programa energético ao som de ritmos brasileiros, divertido, e de fácil aprendizagem que está a mudar o conceito de ginástica localizada nas academias.
OBJECTIVOS
Para além do divertimento, tonifica os glúteos, abdominais e pernas. Ajuda também na eliminação de celulite e a queimar gordura.
ABS / Core
O QUE É?
Combina um treino de core (grupos musculares do tronco) com a energia de uma aula de grupo para todas as pessoas, sob a orientação de um instrutor.
OBJECTIVOS
Melhorar o equilíbrio e a postura, bem como a consciência corporal. Tonifica os abdominais e fortifica o seu core.
ZUMBA FITNESS
O QUE É?
O Zumba Fitness engloba dança e treino cardiovascular, são normalmente sessões de 45 minutos a 1 hora dadas por Professores licenciados pela Zumba Academy.
OBJECTIVOS
A Zumba propõe desenvolver a resistência geral, a coordenação, a postura, a consciência corporal, o equilíbrio, o sentido rítmico, a força, a mobilização articular e a socialização com muito boa disposição. Uma aula típica de Zumba queima entre 500 a 1000 Calorias por hora.
BODY PUMP
O QUE É?
É uma aula de treino com pesos que fortalece e tonifica todo o seu corpo. Trabalha todos os principais grupos musculares através dos melhores exercícios da sala de musculação, como agachamentos, os presses, as elevações e os curls. Excelente música, instrutores sensacionais e a sua própria escolha de pesos inspiram-no a alcançar os resultados que procura de forma muito rápida.
OBJECTIVOS
Aumentar a força e resistência muscular, perder gordura, melhorar a condição física geral, tonificar os músculos, melhorar a densidade óssea.
FLEXIBILIDADE & FORÇA
O QUE É?
Aula de 50 minutos que através de várias posturas visa o aumento da condição física do praticante.
OBJECTIVOS
Aumento da flexibilidade e a força.
ASHTANGA YOGA
O QUE É?
É uma modalidade de Yoga que trabalha a sincronia entre a respiração e posturas, exigindo vigor físico do participante. As aulas são intensas e dinâmicas e a sua duração varia entre 90 minutos e 2 horas. As consciências desta prática revelam-se na parte física: na consciência corporal, sistema respiratório, coordenação motora, aumenta a força e a resistência, aumenta a flexibilidade e alinhamento postural.
OBJECTIVOS
Ajuda a melhorar a concentração, regularizar o corpo e emocionalmente o praticante aprende a conhecer os seus limites, ganha sensatez, equilíbrio, coragem, disciplina e aprende a silenciar a mente.
BODY ATTACK
O QUE É?
É um treino cardiorrespiratório que combina movimentos aeróbios atléticos com exercícios de força e estabilidade.
OBJECTIVOS
Aumentar a força e a resistência cardiorrespiratória, tonificar o corpo, melhorar coordenação e agilidade, melhorar a densidade óssea.
HIIT
O QUE É?
Do inglês High-Intensity Interval Training , HIIT é um treino intervalado com a duração total de 30 minutos. É um exercício cardiovascular que alterna períodos de exercício intenso com curtos períodos de descanso ou treino leve. Aula baseada em movimentos funcionais variados, com equipamentos específicos ou apenas o próprio peso corporal, feitos em alta intensidade.
OBJECTIVOS
Perda de massa gorda, complemento para modalidades desportivas, nelhoria da condição física geral.
MUSCULAÇÃO & CARDIOFITNESS
O QUE É?
A Sala de musculação e cardiofitness tem ao seu dispor um espaço equipado com máquinas e pesos para a prática de actividade física, orientada por técnicos habilitados para uma prescrição física adaptada aos seus objectivos, interesses e possibilidades.
OBJECTIVOS
Aumentar a força e resistência muscular, aumentar a resistência cardiovascular, perder gordura e tonificar o corpo.
PILATES
O QUE É?
Os exercícios de Pilates são recomendados para as pessoas interessadas numa actividade que trabalhe o corpo e a mente. Os movimentos são realizados de forma lenta e controlada exigindo concentração e percepção do próprio corpo.
OBJECTIVOS
Fortalece e controla o centro do corpo (core), constituído pelos músculos das costas e abdominais, os quais formam uma "cinta" em volta do tronco. Beneficia o controlo de respiração e proporciona um amplo conhecimento corporal de forma a auxiliar na manutenção da postura.
Postura & Alongamentos
O QUE É?
Alonga e tonifica músculos, tecidos, ligamentos, nervos e articulações, além de ser essencial para manter o corpo em grande mobilidade. Quanto mais movimentos o corpo for capaz de realizar no dia-a-dia mais saudável ele ficará.
OBJECTIVOS
Evitar lesões, aumentam a amplitude articular e melhoram a capacidade mecânica dos músculos e articulações.
TAI CHI CHUAN
O QUE É?
É uma arte marcial não agressiva que inclui meditação e exercício para promover e melhorar a saúde geral. É ainda um conjunto de exercícios lentos e graciosos executados segundo um padrão definido, onde existem encadeamentos curtos e longos que variam de um estilo para outro.
OBJECTIVOS
Ajuda a resolver problemas relacionados com o stress, ansiedade, tensão, pressão arterial e circulação. Revelou-se ainda benéfico para pessoas que sofriam de artrose, ajudou a recuperar de lesões, bem como no processo de convalescentes de ataques cardíacos. Os que praticam a arte, a longo prazo revelaram-se mais flexíveis e menos susceptíveis a problemas de coluna e a alguns problemas ósseos, como a osteoporose.
TOTAL CONDICIONAMENTO
O QUE É?
Esta modalidade consiste na prática de exercícios físicos localizados. Geralmente, as aulas são divididas em três partes compostas por um aquecimento, pela parte específica onde se irá trabalhar a RML (resistência muscular localizada) e um alongamento/relaxamento São utilizados habitualmente materiais como caneleiras, halteres, steps, rubber-bands, etc.
OBJECTIVOS
Esta modalidade envolve o fortalecimento muscular, melhora a postura, fortalece o músculo cardíaco, mantem a estrutura e aparência dos músculos, possibilita maior actividade diária, diminui o processo de envelhecimento e sedentarismo.
YOGA PARA CRIANÇAS
O QUE É?
É uma metodologia específica com o objectivo de desenvolver o potencial da criança como um todo, com as suas capacidades criativas, intuitivas, éticas, físicas, emocionais e intelectuais.
OBJECTIVOS
Praticar yoga ajuda na sua auto estima, desempenho académico, influencia positivamente a sua disciplina, criando a noção de respeito pelos outros e pela natureza. As aulas são muito divertidas, estimulam a cooperação e o trabalho de equipa e valoriza as peculiaridades de cada criança procurando assim estimular as diferentes formas de inteligência, trabalhando ainda a coordenação motora e equilíbrio e desenvolvendo a elasticidade e consciência das capacidades do corpo.

DANÇA

DANÇA

BALLET
O QUE É?
O Ballet, nome popular que designa a Dança Clássica, é caracterizado como sendo um dos géneros mais complexos e aliciantes dentro da Dança Teatral. O domínio desta técnica exige uma prática bastante regular e dedicada. O clube de Carnaxide oferece a oportunidade de aprendizagem contínua, estando as classes divididas por níveis de execução e faixa etária (desde os 3 anos até à idade adulta).
OBJECTIVOS
O ballet promove, entre outros aspectos, a capacidade de concentração, a coordenação, a correcção postural, a auto estima, a elegância dos movimentos, a expressão das emoções, a percepção rítmica e a sensibilidade musical.
DANÇA CONTEMPORÂNEA
O QUE É?
Esta modalidade com uma forte componente criativa e técnica é composta por influências de várias técnicas corporais como a Dança Clássica, o Modernismo e o Expressionismo. Aqui é feita uma exploração do movimento utilizando características como o peso, a força, a fluidez e a dinâmica do mesmo, encarando-se assim novas formas de dançar, mover e sentir o corpo. É considerada a técnica de palco mais utilizada nos dias de hoje.
OBJECTIVOS
É também objectivo desta prática a pesquisa e experimentação coreográfica, assim o praticante terá possibilidade de aprender e experimentar técnicas de composição e construção coreográfica, dando liberdade a sua própria expressão e sensibilidade.
DANÇAS DE SALÃO
O QUE É?
Actualmente chamada de Dança Desportiva por necessidades formais, as danças de salão são um convite a considerar para quem quer um desporto com características simultaneamente aeróbias e lúdicas. As Danças de Salão são dez: as latinas – samba, chá-chá-chá, rumba, paso doble e jive – e as clássicas – valsa inglesa, valsa vienense, tango, slow-fox e quick-step.
OBJECTIVOS
É um desporto completo que faz com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora e a interacção entre o movimento e a música, trabalhando todos os músculos e sendo um bom amigo do coração.
DANÇAS DO MUNDO - PROJECTO SENIOR +
O QUE É?
Modalidade que está inserida dentro do projecto Senior Mais, que conta com o ensino de vários tipos de dança espalhados por todo o mundo.
OBJECTIVOS
Oferecer um leque de modalidades de dança ao público senior, de forma a aumentar o bem estar, convívio ao mesmo tempo que treinam a coordenação e aumentam a qualidade de vida.
ABS
O QUE É?
Através da liberdade da música as crianças terão oportunidade de aprender coreografias com movimentos enérgicos e actuais, adaptadas para crianças dos 5/6 aos 11/12 anos. Esta modalidade sofre influências do movimento americano, tal como a Dança Jazz e o Hip-Hop.
OBJECTIVOS
Permite aos mais novos desenvolverem aspectos como o ritmo, a força, a flexibilidade, a expressão, a coordenação e a consciência corporal. É um espaço divertido e descontraído, onde os mais novos poderão desenvolver a sua forma física ao ritmo das suas músicas preferidas.
HIP HOP
O QUE É?
É um tipo de aula extremamente divertida onde podemos aprender a dançar "sem limites".
Com um tipo de música bastante moderna, conjugam-se passos de aeróbica com uma mistura de "danças de rua", onde o papel do instrutor para criar se torna fundamental, permitindo aos alunos experimentar uma aula diferente e renderem-se ao "bichinho" da dança, querendo, com o tempo, aperfeiçoar-se, mas acima de tudo, divertirem-se em grupo e a todos os níveis.
OBJECTIVOS
De fácil aprendizagem, é uma actividade que ajuda a desafiar os nossos limites! Para quem gosta de sair da rotina e dançar como os verdadeiros artistas, nada como experimentar este estilo de dança bem actual!
HIP HOP DE COMPETIÇÃO
O QUE É?
Grupo de competição e exibição de Hip Hop, formado em Setembro de 2009, no CCCD.
OBJECTIVOS
O objectivo do grupo é participar nos eventos de cariz urbano em Portugal, sejam eles competições nacionais e internacionais ou eventos de dança em geral.
Trabalhamos essencialmente as competências necessárias para competir, tais como sincronismo, força explosiva, expressão facial e corporal, entre outras.
O nosso trabalho tem como base coreografias de Hip Hop e todas as suas vertentes (locking, popping, house, wacking, vougue, dancehall, new style).
KIZOMBA
O QUE É?
Kizomba é um género musical e um estilo de dança originários de Angola e significa festa do povo, tendo o nome origem nas danças dos negros que resistiram à escravidão. A Kizomba é, portanto, uma mescla de ritmos e de sabores, uma dança plena de calor e de sensualidade que propicia uma verdadeira cumplicidade e empatia entre o par. Dentro do Kizomba existem quatro estilos distintos: a Passada — estilo clássico, a Tarraxinha, a Ventoínha e a Quadrinha.
OBJECTIVOS
Dançar kizomba é considerado como uma experiência única. Muito juntos ao pé um do outro, parceiros movem-se de uma maneira sensual, onde conduzir e ser conduzido encontra uma nova dimensão.
SALSA, BACHATA & KIZOMBA
O QUE É?
Classe com o objectivo de promover a aprendizagem de Danças Latinas, nomeadamente Salsa, Merengue, Mambo, Bachata e Cha-cha-cha e Danças Africanas, nomeadamente, Kizomba, Semba e Funaná, de forma a poderem desfrutar da sua aplicação a par ou individualmente, em qualquer evento social que queiram participar.
OBJECTIVOS
Sendo uma modalidade aeróbica pode contribuir para a melhoria do controlo de peso e coordenação motora geral, além da interacção social e da sua componente lúdica.
SEVILHANAS & FLAMENCO
O QUE É?
Esta dança caracteriza-se pela sua graciosidade, espontaneidade e dinamismo, dançando-se tradicionalmente na Andaluzia, sul de Espanha, também em Portugal, como noutros países, as sevilhanas têm vindo a conquistar o coração de todos os que têm gosto pela dança, pela alegría e pelas emoções que esta dança desperta...
Os movimentos mais característicos são os "paseillos", passadas, remates e careos. Após o ultimo compasso do cante, música e dança terminam juntos, adoptando os bailarinos/as uma pose elegante e provocativa.
SAPATEADO
O QUE É?
O sapateado é resultado da fusão de várias danças em que bater com o pé no chão é uma forma de percussão, como as danças tribais dos escravos africanos e as danças dos escoseses, irlandeses e ingleses. Terá começado a meio do século XIX nos EUA.

DESPORTO DE COMBATE

DESPORTO DE COMBATE

JUDO
O QUE É?
O Judo é uma modalidade de combate criada no Japão em 1882 por um japonês de nome Jigoro Kano. Pratica-se a dois e rege-se por regras específicas onde está presente um certo cerimonial nipónico, o qual serve para demonstrar que um desporto de combate exige respeito mútuo dos praticantes, onde não é permitido qualquer tipo de agressão.
OBJECTIVOS
O judo influencia de forma excelente a coordenação, a flexibilidade e o equilíbrio. A sua prática contribui para um desenvolvimento harmonioso de todos os grupos musculares do organismo. Através da relação que cria com o companheiro, a criança aprende a respeitá-lo, confiar, cooperar, ceder e resistir, responsabilizando-se pelas suas acções e a saber colocar-se no lugar do companheiro.
KARATE
O QUE É?
Muito mais de que uma arte marcial, o Karate WadoKai é uma arte de movimento e respiração, criada com o objectivo de adquirir Coragem, Cortesia, Integridade, Humildade e Auto-Controle destinada a crianças a partir dos 4 anos e adultos.
OBJECTIVOS
Reside a sua essência, para além de outros factores de carácter atlético, como aperfeiçoamento físico-mental dos seus praticantes, através de uma prática salutar, os aspectos que vão desde o treino físico do sistema muscular, flexibilidade, sistema respiratório, coordenação motora, equilíbrio, etc., até ao treino mental de aperfeiçoamento da personalidade.

DESPORTO COLECTIVO

DESPORTO COLECTIVO

CORFEBOL
O QUE É?
O Corfebol é uma modalidade em grande actividade no CCCD que tem obtido grande sucesso e notoriedade no âmbito da alta competição, incluindo a participação em provas internacionais. Temos dirigentes na Federação, árbitros internacionais e a inclusão de atletas do Clube na Selecção Nacional.
OBJECTIVOS<
Aprender um desporto colectivo misto para poder entrar no quadro competitivo tanto nacional como internacional.
FUTSAL
O QUE É?
A Escola de Futsal substitui a escola da rua e dos descampados e é destinada a todos os rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos. Quer sejas tímido, colérico, calmeirão, solitário, caloroso, bom em matemática ou mau em ditado, quer tenhas medo de ser desajeitado ou lento como uma tartaruga, a escola de Futsal ajuda-te a progredir, a modificar o teu comportamento, a aproveitar as tuas qualidades, a minorar os teus defeitos, tendo em conta a evolução lógica do teu corpo e do teu espírito.
OBJECTIVOS
Deves integrar-te num grupo, aprender as regras da solidariedade, respeitar os horários, aprender os princípios fundamentais da técnica, conhecer tácticas, desenvolver as capacidades físicas e – é o papel desportivo da escola de Futsal.